quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto Informática básica na Terceira Idade e para adolescentes.

Projeto Informática Básica na Terceira Idade e adolescentes
Associação Feminina Marlierense -AFM-
Nilmara Moreira Brandão Horta

Os idosos estão em busca de atividades que lhes deem novas motivações, sem falar no idoso de hoje que é moderno, está sempre primando por qualidade e valorização. E com este objetivo, iniciamos o projeto de informática básica para idosos e também crianças (10 a 14 anos).
As aulas são ministradas 2 vezes por semana na sede da AFM. A metodologia do curso é diferenciada, contribuindo para um relacionamento próximo e cuidadoso, onde cada aluno tem um computador à disposição, além da assistência da monitora Nilmara.
O programa trabalha inicialmente a identificação dos recursos do computador, e avança com noções de Paint importante para a coordenação motora. As necessidades dos alunos são as mais diversas, desde a vontade de se comunicar através de ferramentas da Internet, até o uso de programas de edição de texto, como o Word, e também da inclusão da tecnologia em seu dia-a-dia.

Conteúdo programático

@ Microinformática
História do computador; Definição e conceito de computador, hardware e software; conhecendo os periféricos de entrada e saída de dados; cuidados básicos;

@ Prática de digitação

@ Conhecendo o computador
Conhecendo a tela principal: botão iniciar, ícones, barras de tarefas, relógio; Painel de controle: vídeo, teclado, impressora, data e hora, fontes, mouse...

@ Processador de texto – Word
Comandos e ferramentas básicas (novo, abrir, salvar, fechar, copiar, recortar e colar; formatação de fontes: tipos de fontes, tamanhos, cores, estilos (negrito, itálico e sublinhado); WordArt; caixa de texto;

@ Software Paint e calculadora

@ Internet
Navegação, criação de E-mail e sala de bate-papo.

@ Jogos Educativos (atividade lúdica)

8 comentários:

  1. O CURSO FOI MUITO BOM . A NILMARA TEVE MUITA PACIÊNCIA COM A GENTE .
    EU APRENDI MUITAS COISAS.
    JULIA LANA
    03/12/09

    ResponderExcluir
  2. ADOREI,FOI MUITO LEGAL,APRENDI MUITA COISA QUE NUCA TINHA VISTO!NILMARA TEVE MUITA PACIÊCIA COM ALGUNS CHILIQUES MEUS,BEIJOS!!03/12/09
    DAYARA MORAIS

    ResponderExcluir
  3. FOI EXCELENTE,PORQUE APRENDI COISAS NOVAS COM A NILMARA.ELA TEVE PACIENCIA COM A GENTE EM NOS ENSINAR INTERNET E WORDS.TIVE VONTADE DE APRENDER O QUE ELA NOS ENSINOU.VOI VALIDO O QUE APRENDI.
    Domícius 03-12-09

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO . Achei que valeu a pena. Nilmara é muito carinhosa, e tem muito jeito para ensinar.É muita coisa para aprender em pouco tempo. Mas foi muito legal.
    Maria das Dores Quintão Assis
    3/12/2009

    ResponderExcluir
  5. este curso foi muito bom para nós.
    eu acho que aprendi coisas
    importantes, valeu a pena ocupar
    esse tempo .
    obrigada professora.
    voce foi legal paciente e amiga.
    Emidia 3-12-09.
    Graças a Deus

    ResponderExcluir
  6. valeu a pena ter vindo,gostei muito,aprendi,esse foi a minha primeira aula de informática.
    Taironi Júnior Coura Andrade
    03/12/09

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito das aulas de computação, porque eu aprendi muitas coisas que eu não sabia.
    03 de dezembro de 2009
    Higo da Silva Coura

    ResponderExcluir
  8. Valeu a pena participar, eu aprendi muitas coisas que eu não sabia.
    Foram poucas aulas,mas eu aprendi muitas coisas,foi excelente. Eu gostei muito das aulas ,mas que pena que foram poucas. Mas muito obrigado Professora Nilmara
    3-12-09
    Jonatan

    ResponderExcluir